DCSE / EE -

 “Sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.”  Paulo (Romanos 12:2)

“Efetivamente, não alcançaremos a libertação verdadeira sem abolir o cativeiro da ignorância no reino do espírito. E forçoso será observar que o conhecimento é um tipo de aquisição que exige de nós caridade para conosco, porque, se é possível sanar as deficiências do corpo pelas doações de beneficência, como sejam o alimento ao faminto e o remédio ao doente, a luz do espírito não se transmite nem por imposição, nem por osmose. Quem aspire a entesourar os valores da própria emancipação íntima, à frente do Universo e da Vida, deve e precisa estudar.” (Emmanuel – Estude e Viva – Introdução)

Referências:
 O Estudo do Espiritismo tem como referência doutrinária as obras espíritas codificadas por Allan Kardec e as de autores, encarnados e desencarnados que sejam coerentes com a Codificação Espírita. Considera-se como referência de transformação moral o conhecimento e a vivência do Evangelho de Jesus. (Resolução CFN/2014)

Objetivos:

  • Incentivar e orientar o processo de implantação, organização e consolidação de estudo regular do Espiritismo nas instituições espíritas.

  • Orientar os órgãos de unificação a estimular o público espírita e não espírita a estudar sistematicamente o Espiritismo.

  • Fortalecer a articulação e a integração entre as áreas, núcleos e setores de atividades nas instituições espíritas.

  • Manter em funcionamento os programas de estudo já existentes em âmbito nacional.

  • Valorizar iniciativas de Cursos efetivados pelas Entidades Federativas Estaduais após - acompanhamento dos mesmos;

  • Evitar a adoção nos cursos de processos e métodos típicos de escolarização. (Resolução CFN/2014)

Diretrizes com base no Plano de Trabalho para o Movimento Espírita (2013/2017)

DIRETRIZ 1 - A DIFUSÃO DA DOUTRINA ESPÍRITA

  • Difundir a Doutrina Espírita, pelo seu estudo, divulgação e prática, colocando-a ao alcance e a serviço de todas as pessoas, indistintamente, independentemente de sua condição social, cultural, econômica ou de sua faixa etária.

                                                                                                            
DIRETRIZ 2 - A PRESERVAÇÃO DA UNIDADE DE PRINCÍPIOS DA DOUTRINA ESPÍRITA

  • Desenvolver todas as atividades espíritas com base nas obras básicas de Allan Kardec, que Constituem a Codificação Espírita, assegurando a unidade desses princípios em todos os trabalhos realizados e difundidos como atividades espíritas.

DIRETRIZ 6 - A UNIÃO DOS ESPÍRITAS E A UNIFICAÇÃO DO MOVIMENTO ESPÍRITA

  • Desenvolver o trabalho de união dos espíritas e dos centros espíritas, assim como o de unificação do Movimento Espírita, como natural vivência dos ensinos espíritas e como atividade indispensável ao fortalecimento, à ampliação e ao aprimoramento da ação do Movimento Espírita em todas as suas realizações.

  • Promover e realizar atividades que possibilitem a troca de informações e de experiências, a ajuda recíproca e o trabalho em conjunto entre os Órgãos de Unificação, assim como entre as Entidades Especializadas.

  • Oferecer condições para o conhecimento e a implementação das recomendações e campanhas aprovadas e lançadas pelo Conselho Federativo Nacional da FEB, em especial estimular e orientar quanto à importância da vivência evangélica na família, com base na Campanha do CFN da FEB – O Evangelho no Lar e no Coração.

  • Estimular o estudo interpretativo do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita.

DIRETRIZ 7 - A CAPACITAÇÃO DO TRABALHADOR ESPÍRITA

  • Assegurar permanente capacitação dos trabalhadores espíritas para todas as atividades doutrinárias, assistenciais, administrativas e de unificação.

  • Assegurar permanente capacitação dos trabalhadores espíritas para acolher, consolar, esclarecer, orientar e integrar as pessoas que chegam ao Centro Espírita, atendendo-as em suas necessidades espirituais, morais e materiais.

  • Estimular o relacionamento intra e interpessoal dos trabalhadores do Centro Espírita, buscando seu bem-estar e a convivência fraterna indispensável à execução das tarefas.

DIRETRIZ 8 - A PARTICIPAÇÃO NA SOCIEDADE

  • Participar de forma mais efetiva junto à sociedade organizada e aos órgãos do Poder Público, contribuindo no encaminhamento de assuntos de interesse social, sempre de forma compatível com os princípios espíritas.

ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita

Orientação para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita -

O que é esse documento?
É a descrição do que é o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita (ESDE), sua proposta para o Movimento Espírita e como implantá-lo.

O que ele pretende?
Objetiva subsidiar as Casas Espíritas e os trabalhadores na implantação, no acompanhamento e na manutenção do ESDE.

Como ele foi elaborado?
Esta Orientação para o Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita – ESDE é um trabalho coletivo do movimento espírita, elaborado ao longo dos anos de 2012 e 2013 pela equipe coordenadora do ESDE, com a contribuição de colaboradores das federativas estaduais, em diversas reuniões realizadas em Brasília e nas Comissões Regionais do Conselho Federativo Nacional – CFN, tendo como culminância o seu exame no IV Encontro Nacional do ESDE, realizado em julho de 2013, durante as comemorações dos 30 anos do ESDE. A redação fnal coube à equipe coordenadora, sendo o documento examinado por comissão designada do CFN e apresentado em sua reunião ordinária de novembro/2013, por Carlos Campetti, diretor da FEB.

Nossos agradecimentos a todos os que, anonimamente, deram sua contribuição para que esta Orientação para o ESDE fosse possível, e a nossa expectativa de que ela seja utilizada por todos os trabalhadores do ESDE e de outros grupos de estudo, que, nas casas espíritas espalhadas por todo o Brasil, se dedicam a facilitar o estudo do Espiritismo.

Equipe coordenadora do ESDE

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Programa Fundamental – Tomo I

Módulo I:     Introdução ao estudo do Espiritismo
Módulo II:    A codificação espírita
Módulo III:   Deus
Módulo IV:   Existência e sobrevivência do Espírito
Módulo V:    Comunicabilidade dos Espíritos
Módulo VI:   Reencarnação
Módulo VII:  Pluralidade dos mundos habitados
Módulo VIII: Lei divina ou natural
Módulo IX:   A lei de adoração.

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: introdução, primeira, segunda e terceira partes.

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Programa Fundamental – Tomo II

Módulo X:      Lei de liberdade
Módulo XI:     Lei de progresso
Módulo XII:    Lei de sociedade e Lei do trabalho
Módulo XIII:   Lei de destruição e Lei de conservação
Módulo XIV:   Lei de igualdade
Módulo XV:    Lei de reprodução
Módulo XVI:   Lei de justiça, amor e caridade
Módulo XVII:  A Perfeição Moral
Módulo XVIII: Esperanças e Consolações

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: terceira e quarta partes.

Programa Complementar – Tomo Único

Módulo I:    Vida no mundo espiritual
Módulo II:   Fluidos e perispírito
Módulo III:  O fenômeno de intercomunicação mediúnica
Módulo IV:   Dos médiuns
Módulo V:    Da prática mediúnica
Módulo VI:   Obsessão e desobsessão
Módulo VII:  Fenômenos de emancipação da alma
Módulo VIII: A evolução do pensamento religioso
Módulo IX:   Movimento Espírita e Unificação

São conteúdos doutrinários existentes em O Livro dos Espíritos: segunda parte

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Módulo I
Introdução ao Estudo do Espiritismo.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

Roteiro 1
O contexto histórico do século XIX na Europa.

Módulo I
Introdução ao Estudo do Espiritismo.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

Roteiro 4
Pontos principais da Doutrina Espírita.

Módulo II
A Codificação Espírita.

Objetivo Geral
Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

Roteiro 3
Metodologia e critérios utilizados na Codificação Espírita.

Módulo III
Deus.

Objetivo Geral
Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.

Roteiro 2
Provas da existência de Deus.

Módulo IV
Existência e Sobrevivência do Espírito.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito.

Roteiro 1
Perispírito: conceito.

Módulo I
Introdução ao Estudo do Espiritismo.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

Roteiro 2
Espiritismo ou Doutrina Espírita: conceito e objeto.

Módulo II
A Codificação Espírita.

Objetivo Geral
Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

Roteiro 1
Fenômenos mediúnicos que antecederam a Codificação: Hydesville e mesas girantes.

Módulo II
A Codificação Espírita.

Objetivo Geral
Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

Roteiro 4
Obras básicas.

Módulo III
Deus.

Objetivo Geral
Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.

Roteiro 3
Atributos da divindade.

Módulo IV
Existência e Sobrevivência do Espírito.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito.

Roteiro 2
Origem e natureza do Espírito.

Módulo I
Introdução ao Estudo do Espiritismo.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimentos gerais sobre a Doutrina Espírita.

Roteiro 3
Tríplice aspecto da Doutrina Espírita.

Módulo II
A Codificação Espírita.

Objetivo Geral
Favorecer a compreensão do surgimento da Doutrina Espírita e da missão de Allan Kardec.

Roteiro 2
Allan Kardec: o professor e o codificador.

Módulo III
Deus.

Objetivo Geral
Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.

Roteiro 1
Existência de Deus.

Módulo III
Deus.

Objetivo Geral
Apresentar Deus como a inteligência suprema e a causa primeira de todas as coisas.

Roteiro 4
A providência divina.

Módulo IV
Existência e Sobrevivência do Espírito.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito.

Roteiro 3
Provas da existência e sobrevivência do Espírito.

Módulo IV
Existência e Sobrevivência do Espírito.

Objetivo Geral
Propiciar conhecimento a respeito da existência e da sobrevivência do Espírito.

Roteiro 4
Progressão dos Espíritos.

Módulo V
Comunicabilidade dos Espíritos.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal.

Roteiro 3
Mediunidade com Jesus.

Módulo V
Comunicabilidade dos Espíritos.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal.

Roteiro 1
Influência dos Espíritos em nossos pensamentos e atos, e nos acontecimentos da vida.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 1
Fundamentos e finalidade da reencarnação.

Módulo V
Comunicabilidade dos Espíritos.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento do processo de comunicação dos Espíritos com o mundo corporal.

Roteiro 2
Mediunidade e médium.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 2
Provas da reencarnação.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 3
Retorno à vida corporal: o planejamento reencarnatório.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 4
Retorno à vida corporal: união da alma ao corpo.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 1
Fluido cósmico universal.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 5
Retorno à vida corporal: a infância.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 2
Elementos gerais do universo: espírito e matéria.

Módulo VI
Reencarnação.

Objetivo Geral
Possibilitar entendimento da reencarnação sob a ótica da Doutrina Espírita.

Roteiro 6
O esquecimento do passado: justificativas da sua necessidade.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 5
Diferentes categorias de mundos habitados.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 4
Os reinos da natureza: mineral, vegetal, animal e hominal.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 3
Formação dos mundos e dos seres vivos.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 7
A Terra: mundo de expiação e provas.

Módulo VIII
Lei Divina ou Natural.

Roteiro 1
Lei Natural.

Objetivos Específicos
– Definir a lei natural;
– Identificar as suas características fundamentais;
– Classificação da lei natural, segundo a Codificação Espírita.

Módulo VII
Pluralidade dos mundos habitados.

Objetivo Geral
Possibilitar conhecimento a respeito da existência, da formação e das diversas categorias de mundos habitados.

Roteiro 6
Encarnação nos diferentes mundos.

Módulo IX
Lei de Adoração.

Roteiro 2
A prece: importância, eficácia e ação.

Objetivo Específico
– Conceituar prece;
– Justificar a importância da prece;
– Explicar a eficácia e a ação da prece.

Módulo IX
Lei de Adoração.

Roteiro 1
Adoração: significado e objetivo.

Objetivo Específico
– Dizer em que consiste a adoração;
– Explicar a maneira de adorar a Deus, segundo o Espiritismo.

Módulo VIII
Lei Divina ou Natural.

Roteiro 2
O bem e o mal.

Objetivo Específico
– Conceituar o bem e o mal;
– Esclarecer por que o homem instruído tem mais responsabilidade em praticar o bem.

Módulo IX
Lei de Adoração.

Roteiro 3
Evangelho no lar.

Objetivos Específicos
Na reunião do evangelho no lar:
– Identificar um ato de adoração;
– Destacar a importância dessa reunião;
– Explicar como ela deve ser realizada.

Módulo X
Lei de Liberdade.

Roteiro 3
Livre-arbítrio e Fatalidade.

Objetivo Específico
– Explicar o que é fatalidade sob o ponto de vista do Espiritismo.
– Estabelecer as relações existentes entre o exercício do livre-arbítrio e fatalidade.

Módulo XI
Lei de Progresso.

Roteiro 2
Influência do espiritismo no progresso da humanidade.

Objetivo Específico
– Explicar de que forma o Espiritismo contribui para o progresso da humanidade.
– Identificar as dificuldades que podem surgir na difusão das idéias espíritas.

Módulo XII
Lei de Sociedade e Lei do Trabalho.

Roteiro 3
Necessidade Do Trabalho.

Objetivo Específico
– Justificar a necessidade do trabalho para o ser humano.
– Explicar como solucionar o problema da miséria social.

Módulo XIII
Lei de Destruição e Lei de Conservação

Roteiro 4
O necessário e o Supérfluo.

Objetivo Específico
Estabelecer uma relação entre o necessário e o supérfluo à vida humana.

Módulo XIV
Lei de Igualdade

Roteiro 3
Desigualdades das riquezas: as provas da riqueza e da pobreza

Objetivo Específico
– Explicar a razão da desigualdade das riquezas.
– Justificar a necessidade das provas da riqueza e da pobreza.

Módulo XV
Lei de Reprodução

Roteiro 3
O aborto.

Objetivo Específico
– Analisar o aborto sob a ótica espírita.
– Relacionar as conseqüências físicas e espirituais do aborto

Módulo XVII
A Perfeição Moral

Roteiro 1
Os caracteres da perfeição moral.

Objetivo Específico
– Dizer quais os caracteres da perfeição moral.
– Identificar os obstáculos que dificultam a conquista da perfeição moral e os recursos para vencer esses obstáculos.

Módulo XVIII
Esperanças e Consolações

Roteiro 1
Penas e gozos terrestres.

Objetivo Específico
– Explicar o que é felicidade e infelicidade terrestres, segundo o Espiritismo.
– Refletir a respeito das conseqüências dos atos humanos.

Módulo X
Lei de Liberdade.

Roteiro 1
Liberdade de pensar e liberdade de consciência.

Objetivo Específico
– Esclarecer o significado de liberdade no relacionamento humano.
– Estabelecer relação entre liberdade de pensar e liberdade de consciência.
– Explicar como impedir os abusos da manifestação da consciência.

Módulo X
Lei de Liberdade.

Roteiro 2
Livre-arbítrio  e Responsabilidade.

Objetivo Específico
– Conceituar livre-arbítrio.
– Estabelecer relação entre livre-arbítrio e responsabilidade

Módulo X
Lei de Liberdade.

Roteiro 4
O princípio de ação e reação.

Objetivo Específico
– Explicar o princípio de ação e reação, segundo o entendimento espírita.

Módulo XII
Lei de Sociedade e Lei do Trabalho.

Roteiro 1
Necessidade da Vida Social..

Objetivo Específico
– Explicar por que a vida em sociedade favorece o progresso do ser humano.
– Identificar os principais males surgidos em decorrência do insulamento social.

Módulo XI
Lei de Progresso.

Roteiro 1
Progresso Intelectual e Progresso Moral.

Objetivo Específico
– Estabelecer relação entre progresso moral e progresso intelectual.
– Identificar os maiores obstáculos ao progresso moral.

Módulo XII
Lei de Sociedade e Lei do Trabalho.

Roteiro 2
Vida em família e laços de parentesco.

Objetivo Específico
– Justificar por que os laços de família constituem uma lei da natureza.
– Identificar as espécies de família, do ponto de vista espírita.
– Reconhecer a missão dos pais no seio da família.

Módulo XII
Lei de Sociedade e Lei do Trabalho.

Roteiro 4
Limite do Trabalho e do repouso.

Objetivo Específico
– Identificar o limite do trabalho e do repouso.
– Justificar a necessidade do repouso.

Módulo XIII
Lei de Destruição e Lei de Conservação

Roteiro 1
Destruição necessária e Destruição abusiva.

Objetivo Específico
– Indicar a finalidade da destruição existente na Natureza.
– Estabelecer a diferença entre destruição necessária e destruição abusiva.

Módulo XIII
Lei de Destruição e Lei de Conservação

Roteiro 2
Flagelos destruidores.

Objetivo Específico
– Indicar os tipos de flagelos destruidores, descrevendo-os.
– Analisar as conseqüências morais dos flagelos destruidores.

Módulo XIII
Lei de Destruição e Lei de Conservação

Roteiro 3
Instinto e Inteligência.

Objetivo Específico
– Conceituar instinto, instinto de conservação e inteligência.
– Explicar a diferença existente entre instinto e inteligência.

Módulo XIV
Lei de Igualdade

Roteiro 1
Igualdade natural e desigualdade de aptidões.

Objetivo Específico
– Esclarecer por que, perante a lei, são iguais todos os homens.
– Explicar a razão das desigualdades de aptidões entre os seres humanos.
– Justificar a necessidade da desigualdade das aptidões.

Módulo XIV
Lei de Igualdade

Roteiro 2
Desigualdades sociais. Igualdade de direitos do homem e da mulher.

Objetivo Específico
– Identificar as causas das desigualdades sociais.
– Explicar as razões da igualdade de direitos do homem e da mulher.

Módulo XV
Lei de Reprodução

Roteiro 1
Casamento e Celibato.

Objetivo Específico
– Dizer qual é a visão espírita do casamento e do celibato.
– Refletir sobre a inconveniência da abolição e da dissolução do casamento.

Módulo XVI
Lei de Justiça, amor e caridade.

Roteiro 1
Justiça e direitos naturais.

Objetivo Específico
– Explicar a relação existente entre a justiça e os direitos naturais.

Módulo XV
Lei de Reprodução

Roteiro 2
Obstáculos à reprodução.

Objetivo Específico
– Esclarecer em que condições os obstáculos à reprodução são compatíveis com a lei natural.
– Analisar, à luz do Espiritismo, a utilização de anticonceptivos no planejamento familiar

Módulo XVI
Lei de Justiça, amor e caridade.

Roteiro 2
Caridade e amor ao próximo.

Objetivo Específico
– Conceituar caridade, do ponto de vista da Doutrina Espírita.
– Estabelecer relação entre caridade e amor ao próximo.

Módulo XVII
A Perfeição Moral

Roteiro 2
Conhecimento de si mesmo.

Objetivo Específico
-Fazer uma reflexão a respeito da importância do conhecimento de si mesmo.

Módulo XVII
A Perfeição Moral

Roteiro 3
A Perfeição Moral

Objetivo Específico
– Dar o conceito espírita de homem de bem.
– Enumerar as qualidades que distinguem o homem de bem

Módulo XVIII
Esperanças e Consolações

Roteiro 2
Esperanças e Consolações.

Objetivo Específico
– Correlacionar a natureza das penas e dos gozos futuros ao uso do livre-arbítrio.

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