Estudo do Evangelho de Jesus

Queridos confrades e amigos das Instituições Espíritas de Juiz de Fora e Região do 7º CRE! Após inserirmos no SITE - www.amejf.org.br - o botão dcse/eej (Estudos do Evangelho de Jesus) e ali termos constatado extraordinárias e luminosas informações sobre o Estudo do Evangelho de Jesus (Novo Testamento), damos sequência agora, pelo questionário abaixo, para que possamos obter informações estatísticas sobre, especialmente: "Como Estamos" neste seguimento, pois quanto mais informações obtivermos melhor para todos nós! Agradecidos,  juntos, prossigamos com Jesus e Kardec!

ESTUDO DO EVANGELHO DE JESUS

O Estudo do Evangelho de Jesus (EEJ) propõe divulgar e implementar nas casas espíritas, em consonância com os demais órgãos que compõem o movimento federativo estadual, o sistema de Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ), em perfeita sintonia com os postulados Espíritas já delineados na obra básica da Codificação Kardequiana, na obra de Emmanuel e de outros autores credenciados da literatura, espírita, subsidiária.

Para atingir estes objetivos propõe-se:

  1. Incentivar, orientar e apoiar a formação de grupos de EMEJ, nas Casas espíritas.

  2. Incentivar, orientar e apoiar a prática do EMEJ nas reuniões dos Conselhos Espíritas Municipais (CEM), das Alianças Municipais Espíritas (AME), dos Conselhos Regionais Espíritas (CRE) e do Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais (COFEMG), que compõem o esquema federativo mineiro, objetivando a evangelização de todos os trabalhadores espíritas.

  3. Incentivar, orientar e coordenar a formação de reuniões de EMEJ, na sede da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (Sede do 7º CRE).

  4. Produzir e disponibilizar material de apoio pedagógico para a implantação e desenvolvimento da atividade do EMEJ juntamente com a União Espírita Mineira.

  5. Realizar palestras, cursos e encontros sobre temas que favoreçam o entendimento e a divulgação do EMEJ, objetivando a sensibilização da comunidade espírita para a necessidade do estudo e da vivência do Evangelho de Jesus.

  6. Realizar palestras, cursos e encontros sobre temas que favoreçam a prática do método do EMEJ, tendo como público alvo, participantes e coordenadores de reuniões.

Desenvolver práticas e conteúdos que promovam a integração entre a AEEJ e as demais áreas que compõem as atividades do COFEMG.

INFORMES INICIAIS:

1 – O que é o Setor de Estudos do Evangelho de Jesus?

 Trata-se de uma atividade nova, que tem por proposta o aprofundamento dos estudos do Evangelho de Jesus nos Centros Espíritas.

2 - Como começou?

 Sendo desenvolvido inicialmente no Centro Espírita Emmanuel em Belo Horizonte e hoje abraçado pela União Espírita Mineira, vem se difundindo em largas passadas, por trabalho árduo e dedicado de irmãos tanto daquela Casa Espírita como daquela federativa;

3 - Como fazer?

 Conquanto os órgãos unificadores não interfiram na administração das Casas Espíritas, sugerem algumas metodologias de estudos através das chamadas OFICINAS DE ESTUDOS DO EVANGELHO, na qual são apresentadas metodologias de estudo por companheiros que já trazem largas experiências neste labor.

3.1 - Por experiência estatística, metodologias adotadas por várias casas já foram levantadas, sendo que algumas optaram por estudar Jesus pelas parábolas, outras pelas passagens do Evangelho, e outras pelo modelo inicial, que é chamado carinhosamente por EMEJ (Estudo minucioso do Evangelho de Jesus), ou seja, discutindo cada versículo detalhadamente.

Obras de apoio:

  • Novo Testamento;

  • Codificação de Allan Kardec,

  • Obras de Emmanuel (Evangelho por Emmanuel – Segundo Mateus;)

  • O estudo, dependendo de cada casa, conforme a estatística, dura em média uma hora semanal, restando aos participantes pesquisar

4 - Onde obter  mais informações até que aconteça a OFICINA DE ESTUDOS DO EVANGELHO, citada?

 No ano vindouro, a AME/JF promoverá uma OFICINA a ser coordenada pelos companheiros de Belo Horizonte, citados, o que certamente trará grandes subsídios para o aprimoramento daqueles que já o fazem, se o desejarem, bem como para aqueles que, porventura, o constarem no calendário futuro de suas casas.

Entretanto, já estamos estruturando o Setor de EEJ, que procurará prestar alguns esclarecimentos, até mesmo mantendo contato com a União Espírita Mineira na área respectiva, se necessário.

Clique no banner para fazer o download

Clique na figura para fazer o download do PowerPoint

Clique na figura para fazer o download do PowerPoint

Clique na figura para fazer o download do PowerPoint

Clique na figura para fazer o download do PowerPoint

Sem título-1.jpg

O 6º Estudo Minucioso do Evangelho de Jesus (EMEJ) foi realizado no dia 20 de agosto de 2017 na União Espírita Mineira (UEM), em Belo Horizonte, e visou à capacitação de estudiosos do Evangelho através de metodologia própria, também conhecida como "estudo Miudinho". Mais de 130 pessoas estiveram presentes no encontro, cujo tema foi a passagem evangélica: “E ele estava na popa dormindo sobre uma almofada...” (Mc. 4:38). O EMEJ é realizado pela Área de Estudo do Evangelho de Jesus (AEEJ) em parceria com o 10º Conselho Regional Espírita (CRE) e Aliança Municipal Espírita de Belo Horizonte (AMEBH).Clique na figura abaixo para acessar o vídeo.

Clique na figura para fazer o download das apostilas

Vídeo com a

Síntese da Oficina do EMEJ

realizada na UEM,

em 20/08/2017

Clique na figura
para assistir

Faça o download do Cartaz

de Sensibilização para

o Evento

(Clique no cartaz

para fazer download)

Faça o download  das fotos com citações do Evangelho

(Clique na figura

para fazer download)

EMEJ 17-09-2019(3).jpg

PowerPoint do Seminário de 22/09/2019

Título Pequeno

Fotos do evento

 

Rua Espírito Santo, 650, Centro - Juiz de Fora - MG - CEP: 36010-040

  • Facebook
  • YouTube
  • Instagram