MEMÓRIA ESPÍRITA - ABRIL

30/04/1981

 É concedido o título de Cidadania Honorária de Juiz de Fora ao orador e médium baiano Divaldo Pereira Franco, de acordo com a Lei n° 5992, assinada pelo Prefeito Municipal Francisco Antônio  de Mello Reis. O referido título foi entregue em 21 de novembro do mesmo ano.

30/04/1856

 O Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail, na casa do Sr. Roustan, por meio de mediunidade da senhorita Japhet, recebe a primeira revelação de sua missão. Outras comunicações viriam em seguida, conforme registrado em “Obras póstumas”.

29/04/1995

 É fundado, em Juiz de Fora, o Instituto de Difusão Espírita.

29/04/1990

 Desencarna, em Niterói (RJ), o apreciado poeta, expositor, declamador e escritor espírita maranhense José Brasil.

29/04/1909

 Desencarna, em Barcelona (ESP), José María Férnandez Colavida, escritor, denominado “o Kardec espanhol”.

29/04/1909

 Desencarna, em Barcelona (ESP), Amália Domingo Soler, destacada trabalhadora do movimento espírita espanhol.

29/04/1888

 Nasce, em Além Paraíba (MG), Rita da Silva Cerqueira (“Mãe Ritinha”). médium de Cura, dirigente espírita, dedicou a vida ao amparo a crianças na cidade de Três Rios (RJ), onde, em companhia do Prof. Ramiro Gama e outros, organizou a primeira “Semana Espírita” do Brasil, em 1939. Participou da fundação, em Três Rios, do Grupo Espírita Fé e Esperança.

28/04/2004

 Desencarna, no Rio de Janeiro, Amazonas Hércules, hanseniano, que foi, na Colônia de Curupaiti (Rio), diretor do C. E. Filhos de Deus.

28/04/1921

Materializa-se, em Belém (PA), o Espírito Rachel Figner, na presença de seu pai, Frederico Figner (o Irmão Jacob, do livro “Voltei”). A médium de materializações era Anna Prado (desencarnada em 23.04.1923). O fenômeno está relatado nos livros “Trabalho dos mortos”, de Raymundo Nogueira de Faria , e “Anna Prado - a mulher que falava com os mortos”, de Samuel Nunes Magalhães, ambos editados pela FEB.

27/04/1851

Nasce, em Suffern, Nova York (EUA), Paul Gibier, escritor e pesquisador de fenômenos mediúnicos; de sua lavra, a FEB publicou “O Espiritismo (Faquirismo Ocidental)”.

26/04/2010

 Desencarna, em Juiz de Fora, Lucy de Paula Zanetti, que foi Presidente do C. E. Emmanuel.

25/04/2003

Desencarna, em Bauru (SP), o professor Hernani Guimarães Andrade, pesquisador de fenômenos paranormais e de casos de reencarnação.

25/04/1882

 Desencarna, em Leipzig (Alemanha), Johann Karl Friedrich Zöllner, conceituado pesquisador de fenômenos mediúnicos.

24/04/1984

Desencarna, no Rio de Janeiro, o escritor, jornalista e expositor espírita Deolindo Amorim.

24/04/1916

 Nasce, em Juiz de Fora, José Victor Fioravante, músico, médium receitista, trabalhador e dirigente do C. E. Amor ao Próximo. Violinista e compositor de dezenas de músicas espíritas infantis, cantadas na Escola Espírita de Evangelização (uma das músicas consta no CD nº.03 da FEB). Colaborou, por mais de 30 anos, no setor de música do Departamento de Evangelização da Criança (DEC) da AME-JF. Algumas de suas conhecidas músicas: “O Consolador prometido”, “Hippolyte Léon Denizard Rivail (Allan Kardec)”, “O Semeador”, “Os meus dias de criança”, “Reencarnação”, “Não fales mal de ninguèm”, “Criança e jovem - semente e flor”, “Criança evangelizada”, “A criança precisa de paz”, etc.

23/04/1923

Desencarna, em Belém (PA), a médium espírita Anna Rebello Prado, nascida em Parintins (AM), em 1883 (aprox.). Era dotada de diversas faculdades mediúnicas: vidência, audiência, desdobramento, efeitos luminosos, levitação, transporte, voz direta, escrita direta, materialização, desmaterialização, moldagem em parafina, etc. Seus feitos estão relatados em “O trabalho dos mortos”, de Nogueira de Faria e na obra de Samuel Nunes Magalhães, “Anna Prado - a mulher que falava com os mortos”, na qual também consta sua biografia, amplamente documentada. Ambos os livros foram editado pela FEB.

22/04/1904

 Desencarna, em Londres, a médium de materialização Florence Cook, que trabalhou com o sábio espírita inglês William Crookes.

21/04/1970

Custódio de Azevedo Beiral , então Chefe do Posto da Zona da Mata do Departamento de Polícia Federal, diretor do Programa Radiofônico “Espiritismo no Lar”, transmitido pela Rádio Industrial de Juiz de Fora, e também articulista da revista “O médium”, recebe o título de Cidadão Honorário da referida cidade.

21/04/1889

 O Dr. Adolfo Bezerra de Menezes funda, na FEB, o Centro da União Espírita do Brasil, com a aprovação de todos os grupos do Rio de Janeiro, com vistas à unificação dos espíritas. Tempos depois, com as divergências entre correntes internas (“místicos” versus “científicos”) e insatisfeito com os rumos tomados pelo “Centro”, Bezerra retirou-se do mesmo em 1896, acompanhado, depois, por outros conceituados diretores. Funcionou até o último trimestre de 1897, quando entrou em decadência. Mais tarde, face a novos esforços que Bezerra de Menezes desenvolveu na Presidência pela FEB pela unificação do Movimento Espírita, uniram-se em torno da Federação Espírita Brasileira (FEB).

20/04/1860

A Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas muda-se para Passagem Ste.- Anne (Rua Ste.-Anne, 59), mesmo endereço que, a partir de 15 de julho do mesmo ano, Allan Kardec passou a residir e onde desencarnou, em 31 de março de 1869.

19/04/2001

Desencarna, em São Paulo (SP), o escritor e jornalista espírita, Paulo Alves Godoy.

19/04/1862

 Nasce, na Ilha Terceira, Arquipélago dos Açores (Portugal), Inácio Bittencourt, médium receitista e curador; dirigente espírita, expositor e articulista. Fundou (1919) e presidiu, no Rio de Janeiro, o Abrigo Teresa de Jesus, para crianças desamparadas. Foi, durante dois anos, Vice-Presidente da FEB.

18/04/1976

É fundada a Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas (ABRAJEE), depois (1995) denominada ABRADE - Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo.

18/04/1957

 Comemorando o 1º Centenário da Codificação do Espiritismo, é lançado, pelo então Departamento dos Correios e Telégrafos (DCT), em pleito promovido pela FEB, o primeiro selo postal, com motivo espírita, emitido no Mundo.

18/04/1956

 A União Espírita Mineira (UEM), órgão unificacionista do Movimento Espírita de Minas Gerais, instala-se em sua nova sede, na rua Guarani, 315, Belo Horizonte.

18/04/1922

Nasce, em Recife (PE), Antonio de Souza Lucena,  repórter fotográfico, biógrafo de vultos espíritas, fundador, no Rio de Janeiro, de várias instituições espíritas. Participou do 1ºCongresso de Mocidades Espíritas do Brasil, realizado no Rio de Janeiro, em julho de 1948. Conhecido por suas pesquisas, foi um dos criadores, em 1963, do Museu Espírita, e reuniu mais de 2.500 fotos e biografias. Publicou “Pioneiros de uma Nova Era - Espíritas do Brasil” (ed. CELD), e, com Paulo Alves Godoy, “Personagens do Espiritismo” (ed. FEESP).

18/04/1921

 Nasce, em Monteiro Lobato (SP), Carlos Toledo Rizzini, cientista, escritor, jornalista e expositor espírita. Foi Diretor do Jardim Botânico do Rio de Janeiro; autor de numerosas obras científicas, em diversas línguas. Obras espíritas: “Evolução para o terceiro milênio”, “Fronteiras do espiritismo e da ciência”, entre outras.

18/04/1908

Nasce, na cidade de Rio Pomba (MG), José Caldas, bancário; trabalhador ativo, em Juiz de Fora, na difusão do livro espírita e na assistência a famílias carenciadas materialmente. Na administração da  Prefeitura de Juiz de Fora, exerceu o cargo de Diretor Tesoureiro da Telefônica Municipal S. A. Foi Presidente do C. E. Ivon Costa em dois mandatos e, ainda, Diretor da Livraria Espírita Cristã (LEC).

18/04/1857

 Allan Kardec lança, em Paris, a obra fundamental da Doutrina Espírita: O LIVRO DOS ESPÍRITOS. A primeira edição continha  questões/itens, e foi publicada pela Livraria E. Dentu, situada no Palais Royal, Galerie d’Orléans, 13, tendo sido impressa pela Tipografia de Beau, na cidade de Saint-Germain-en-Laye, situada a 23 quilômetros de Paris. O livro, nesta sua primeira edição francesa, capa verde claro, foi impresso in-8º, 1.200 exemplares, com 176 páginas de texto, com assuntos abrangendo os mais diversos ramos do conhecimento humano dispostos em duas colunas. Em março de 1860, Allan Kardec lança a segunda edição, agora com 1.019 questões, que se constitui no texto definitivo da obra básica do Espiritismo.

​17/04/2003

 Instala-se, no Rio de Janeiro, o I Congresso Internacional de Cegos Espíritas (CINCESP) ,sob os auspícios da Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille (SPLEB).

17/04/1949

Assembléia da Associação de Publicidade Espírita, de Juiz de Fora, aprovou a cessão da revista “O Médium” à então Casa de Kardec (União Espírita de Juiz de Fora, a partir de 25.11.1951), por dois anos, a título de experiência, cessão renovada, por outros anos, ficando depois, (1955) definitivamente como propriedade da União (hoje, Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora/AME-JF).

16/04/2010

Lançados, durante o III Congresso Espírita Brasileiro em Brasília, selo comemorativo (pela Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos) e medalha comemorativa (pela Casa da Moeda do Brasil) em homenagem ao centenário de nascimento do médium Francisco Cândido Xavier.

16/04/2010

Tem início, em Brasília (DF), o III Congresso Espírita Brasileiro, com término no dia 18 de abril. O Congresso homenageou o médium Francisco Cândido Xavier pelo centenário de seu nascimento (02 de abril), destacando o seu exemplo de vida e o importante trabalho realizado na divulgação da Doutrina Espírita. O tema central foi: “Centenário de Chico Xavier: mediunidade e caridade com Jesus e Kardec”.

16/04/2009

Desencarna, no Rio de Janeiro, Lauro de Oliveira São Thiago, médico homeopata, autor do livro, “Homeopatia e Espiritismo”, editado pela FEB.

16/04/1923

Nasce, em Sacramento (MG), Heigorina Cunha, sobrinha de Eurípedes Barsanulfo. Autora dos desenhos que retratam cidades espirituais, segundo as várias observações que, sob a supervisão do espírito Lucius, realizou em seus desdobramentos (março de 1979). Seus desenhos, confirmados pelo médium Francisco Cândido Xavier, constam dos livros - mostrando aspectos da colônia “Nosso Lar”- e, “Imagens do Além”, com novas visitas ao “Nosso Lar” e à Colônia de Eurípedes Barsanulfo (localizada sobre a cidade de Sacramento). É autora também de “A força da mente” (1988), com exercícios físicos orientados para pessoas com dificuldades de locomoção. Os livros foram publicados pela IDE Editora, de Araras (SP).

16/04/1899

 Nasce, em Uberaba (MG), Maria Modesto Cravo; médium psicografa, psicofônica e passista; evangelizadora de crianças e jovens. Fundou várias Instituições de assistência, como o Sanatório Espírita de Uberaba, inaugurado em 31 de dezembro de 1934.

15/04/1947

 É fundado em Juiz de Fora o C. E. Ivon Costa.

15/04/1889

 Nasce, em Constantinopla (Turquia), o expositor e dirigente espírita Jaks (Jacques) Aboab; viveu na Europa e na África. Chamado de “paladino do Evangelho”, levou os ensinos espíritas aos mais longínquos rincões. Aliava Espiritismo e Evangelho em suas andanças, como caixeiro viajante, por todo o Brasil, participando de inúmeras “Semanas Espíritas”. Foi Diretor da Maternidade “Casa da Mãe Pobre” e um dos fundadores, no Rio, do Grupo Espírita André Luiz, onde se destacou o médium Peixotinho (famoso por sua mediunidade de efeitos físicos).

15/04/1864

 É lançado, em Paris, por Allan Kardec, o livro “Imitação do Evangelho segundo o Espiritismo”. A partir da segunda edição, em 1865, revista e ampliada, passou a ser denominado “O Evangelho segundo o Espiritismo”, sendo a terceira obra do Pentateuco Kardequiano.

14/04/1880

Nasce, em Vassouras (RJ), o poeta espírita Casimiro Cunha. Cego a partir dos 16 anos, foi um dos fundadores do C. E. Bezerra de Menezes, de sua cidade natal. Escreveu diversas obras: “Violetas”, “Singelos”, “Perispíritos”, entre outras. Após a sua desencarnação, ditou livros por meio dos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira: “Gotas de Luz”, “Juca Lambisca”, “Timbolão”. Possui, ainda, poesias no livro “Parnaso de Além-Túmulo”, o primeiro do médium de Pedro Leopoldo.

13/04/1984

Desencarna, em Campos (RJ), o professor e escritor Sebastião Clóvis Tavares.

13/04/1931

Desencarna, em Paris, Jean Meyer, suíço, que de 1916 até 1931, manteve em circulação a “Revue Spirite” fundada por Allan Kardec em 1858.

13/04/1916

Nasce, em Cataguases (MG), Juvanir Borges de Souza, advogado, procurador da Previdência Social; palestrante espírita, articulista da revista “Reformador”, foi Presidente da Federação Espírita Brasileira (1990-2001), onde desenvolveu intensa atividade, especialmente na área da evangelização infanto-juvenil. Escreveu os livros “Tempo de transição”, “Tempo de renovação”, “Novos tempos” e “Amai-vos e instruí-vos”, além do folheto “Escorço histórico da Federação Espírita Brasileira”.

13/04/1870

 Nasce, na cidade de Paraíba do Norte (atual João Pessoa), no Estado da Paraíba, Leopoldo Cirne; comerciário, expositor, tradutor e jornalista. Foi Vice-Presidente da FEB, depois, Presidente. Em 1900, substituiu, com apenas 30 anos, o Dr. Bezerra de Menezes na presidência, após a desencarnação, em 11 de abril daquele ano, do “Médico dos Pobres”. Sob a sua presidência, foi construída, e inaugurada, em 10.12.1911, a sede da FEB, na rua do Sacramento (hoje, Av. Passos), no Rio de Janeiro. Escreveu: “Doutrina e prática do Espiritismo”, “O Anticristo, senhor do mundo”, “O homem, colaborador de Deus”.

13/04/1868

Nasce, em Monceau, Les Mines, na França, Gustave Geley, médico, escritor, pesquisador dos fenômenos espíritas (ectoplasmia, clarividência, ideoplastia, etc.); escreveu livros sobre esses assuntos, entre os quais “O ser subconsciente”, publicado pela FEB, “Do inconsciente ao consciente”, etc.

12/04/2007

Tem início, em Brasília (DF), o II Congresso Espírita Brasileiro, realizado de 12 a 15 de abril. O tema central foi “O Livro dos Espíritos na Edificação de um Mundo Melhor “, em comemoração aos 150 anos de lançamento de obra básica da Doutrina Espírita.

12/04/1987

Desencarna, em Juiz de Fora, João de Oliveira Gama, esperantista, trabalhador junto ao C. E. Amor ao Próximo.

12/04/1968

Tem início, em Juiz de Fora, com encerramento no dia 14, a I CONFRATERNIZAÇÃO REGIONAL DE MOCIDADES ESPÍRITAS DA ZONA DA MATA (I CORMEZOM), organizada pelo Departamento de Mocidade/DM (atualmente, Departamento de Evangelização do Jovem/DEJ) da AME-JF e com a colaboração das Mocidades Espíritas de Juiz de Fora e Região e de dezenas de outros confrades. O Presidente da AME-JF, à época, era o irmão Humberto Benedito Filho. Participaram do evento, como convidados, o professor José Jorge, do Rio de Janeiro, que apresentou um Recital de Pesias, na Casa D`Itália. A coordenação dos estudos, desenvolvidos no Instituto Jesus, esteve a cargo do irmão Demétrio Pável Bastos, contando ainda com a colaboração do irmão Edison Mega nos estudos de grupos. Os temas estudados foram: “O controle da natalidade” e “O jovem espírita e a mediunidade”. Estiveram presentes jovens espíritas de Além Paraíba, Cataguases, Bicas, Leopoldina e Muriaé, cidades estas do CRE-Conselho Regional Espírita da 7ª. Região (Juiz de Fora), além de Barbacena e Antônio Carlos, do CRE da 8ª. Região-Barbacena. A II CORMEZOM foi realizada ma cidade de Cataguases, de 4 a 6 de abril de 1969. Na sua III edição, realizada e, Juiz de Fora (de 12 a 14 de abril de 1974), passou a ser denominada de COEZOM (Confraternização Espírita da Zona da Mata) e, em seguida, organizada anualmente em várias cidades da Zona da Mata de Minas Gerais nas décadas de 1970 e seguintes.

12/04/1959

 É fundado, em Juiz de Fora, o C. E. Alvorada Nova (quando de sua fundação, integrava a estrutura do C. E. Ivon Costa com o nome de Posto Espírita Alvorada Nova).