MEMÓRIA ESPÍRITA - JUNHO

30/06/2002

 Desencarna, em Uberaba (MG), o médium Francisco Cândido Xavier. O corpo foi sepultado no dia 02 de julho, no Cemitério São João Batista.

30/06/1953

 É fundada, no Rio de Janeiro, a Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille (SPLEB), sendo seus fundadores Luiz Antônio Millecco filho (1932-2005), Mário Travassos e Marcus Vinicius Telles.

30/06/1932

 Nasce, no Rio de Janeiro, Luiz Antonio Millecco Filho. Cego de nascença, musicoterapeuta, fundou, em 30 de junho de 1953 , no Rio, com Marcus Vinicius Telles e Mário Travassos, a Sociedade Pró-Livro Espírita em Braille (SPLEB), objetivando propiciar aos cegos o estudo da Doutrina Espírita. Foi Presidente do I Congresso Internacional de Cegos Espíritas, realizado em abril de 2003, no Rio de Janeiro. Publicou vários livros, tendo composto também dezenas de músicas.

29/06/1958

Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira terminam a psicografia do livro "Evolução em dois mundos" , depois editado pela FEB. A recepção da obra foi iniciada em 15 de janeiro de 1958.

29/06/1906


 Nasce, em Vassouras (RJ), Pedro Franco Barbosa, advogado, jornalista, escritor, expositor e dirigente espírita. Foi Professor no Colégio Leopoldo, de Nova Iguaçu, fundado por Leopoldo Machado; integrou também o quadro de professores do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB). Escreveu os livros "Espiritismo e matéria" e "Espiritismo básico".

29/06/1855

 Desencarna, em Paris, Madame de Girardin, poetisa, jornalista. O livro "O Evangelho segundo o Espiritismo", no capítulo V, contém uma página ditada pelo Espírito Delphine de Girardin.

27/06/1934

Nasce, em Juiz de Fora, Oswaldo de Abreu, expositor, dirigente de várias instituições, especialmente da União Espírita Mineira (UEM), onde trabalhou no movimento de Unificação e foi Diretor do Departamento da Criança e Juventude (DIJ); foi também Presidente da AME-Belo Horizonte. Sempre manteve estreito relacionamento com o Movimento Espírita de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata mineira, por meio de palestras, seminários, encontros, etc.

27/06/1883

 Nasce, em Campos Novos de Cunha (SP), Serra do Mar, a pioneira e benfeitora Benedita Fernandes, fundadora, em Araçatuba (SP), em 1932, de um hospital que hoje leva o seu nome, sendo esta a primeira obra assistencial espírita da cidade e da região.

26/06/1937

 É publicada a obra "Crônicas de Além-Túmulo", a primeira, editada pela FEB, do Espírito Humberto de Campos (mais tarde, Irmão X), psicografada por Francisco Cândido Xavier.

24/06/1990

 É fundada a Aliança Municipal Espírita (AME) de Muriaé (MG).

24/06/1984

 É fundada a Aliança Municipal Espírita (AME) de Visconde do Rio Branco (MG).

24/06/1972

É fundado, em Juiz de Fora, o C. E. Nosso Lar.

24/06/1943

 Desencarna em Gênova, Itália, Ernesto Bayzzano, escritor e pesquisador espírita italiano.

24/06/1939

 Realiza-se, em Três Rios (RJ), de 24 a 30, pela 1ª vez no Brasil, uma Semana Espírita, organizada pelo Grupo Espírita Fé e Esperança daquela cidade fluminense.

24/06/1908

 Fundação da União Espírita Mineira (UEM), órgão federativo de âmbito estadual. A UEM é sucessora da União Espírita de Belo Horizonte, fundada em 01.10.1904, unida e incorporada pela Federação Espírita Mineira em 09.07.1908. A Federação mudou seu nome para União Espírita Mineira, sendo a deliberação para a fundação da entidade tomada em 24 de junho de 1908, data que é considerada como a de sua criação. O primeiro Presidente da UEM foi Antonio Lima ( 1864-1946). Na mesma data, foi fundado o jornal "O Espírita Mineiro”  , cujo primeiro número foi publicado no dia 01 de agosto de 1908.

23/06/1992

 É fundada, em Juiz de Fora, a Fundação Espírita Nosso Lar.

23/06/1910

Nasce, no distrito de Aparecida, da cidade de Sapucaia (RJ), Isaltino da Silveira Filho; bancário, foi inspetor da SUMOC (hoje, Banco Central); esperantista, expositor, destacado trabalhador do Movimento Espírita de Juiz de Fora e Região; incentivador do trabalho de evangelização espírita infantil, atuou como Secretário Geral do I Congresso de Orientadores de Crianças das Escolas Espíritas de Evangelho, realizado em Juiz de Fora, em outubro de 1957. Foi um dos fundadores do C.E. Ivon Costa (1947), além de outras instituições. Seu nome foi dado à galeria onde está situada a sede própria da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF), da qual foi Presidente (jun/1964 - jan/1966). É autor do livro infantil "História do Manezinho — sua vida e sua luta".

23/06/1904

 Nasce, em São Pedro de Itabapoana (ES), o General de Divisão Milton O'Reilly de Souza, médium psicógrafo, expositor espírita. Fundou o jornal "O Espírita Fluminense"; professor da Escola Militar das Agulhas Negras (RJ) e do Instituto de Cultura Espírita do Brasil (ICEB); dirigente de várias instituições espíritas do Rio de Janeiro; um dos fundadores da ABRAJEE- Associação Brasileira de Jornalistas e Escritores Espíritas (atualmente, ABRADE-Associação Brasileira de Divulgadores do Espiritismo).

22/06/1958

 Tem início, em Belo Horizonte, terminando no dia 24, o III Congresso Espírita Mineiro, que estabeleceu normas para a organização federativa do Movimento Espírita mineiro , de acordo com o espírito unificacionista. Na ocasião, foi criado o COFEMG-Conselho Federativo Espírita de Minas Gerais, além de estabelecidas as funções dos CREs (Conselhos Regionais Espíritas) e das AMEs (Alianças Municipais Espíritas), tudo em consonância com as diretrizes do "Pacto Áureo", de 05 de outubro de 1949.

22/06/1909

 Nasce, em Laranjal (MG), Luiz Enéas Mescolin Júnior. Contabilista; expositor, ativo trabalhador do movimento espírita de Juiz de Fora por mais de 40 anos. Foi um dos fundadores e dirigente do Grupo de Estudos Espíritas Garcia, do qual foi Presidente. Colaborou também com diversas outras instituições espíritas de Juiz de Fora

21/06/1927

 Francisco Cândido Xavier e um grupo de amigos fundam, em Pedro Leopoldo (MG), o Centro Espírita Luiz Gonzaga.

21/06/1886

 Desencarna, em Paris (França), o famoso médium escocês de efeitos físicos Daniel Dunglas Home.

19/06/1980

 É fundada, em Juiz de Fora, a Associação Espírita Antônio Vieira.

19/06/1950

 Desencarna, no Rio de Janeiro (RJ), o poeta e jornalista espírita paranaense Leôncio Correia.

18/06/1946

 Desencarna, em Boleville, Normandia (França), o pesquisador e escritor espírita francês Paul Bodier.

18/06/1918

Nasce, em Juiz de Fora, Marina Apparecida Timponi, professora primária, bancária. Trabalhou durante muitos anos junto ao Departamento de Evangelização da Criança (DEC) da AME-JF, escrevendo letras e compondo músicas para as Escolas espíritas de Evangelização. Algumas de suas músicas: "O mandamento maior — AME", "Dê-me sua mão", "Oração com Jesus", "Natal de amor", "Jesus”, "Senhor", "Harmonia no lar". Escreveu o livro "Pe. Venâncio Café - na Terra e no Espaço "

17/06/1995

 É fundada, em São Paulo, a Associação Médico- Espírita do Brasil (AME-Brasil). Integra o Conselho Nacional da FEB como Entidade Espírita Especializada.

17/06/1994

 Desencarna, no Rio de Janeiro (RJ), o General de Divisão Milton O'Reilly de Souza, médium, expositor e dirigente espírita.

17/06/1948

  Abertura, no Rio de Janeiro, no auditório da sede da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), do I Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas, idealizado e coordenado por Deolindo Amorim.

17/06/1832


Nasce, em Londres, Inglaterra, "Sir" William Crookes; cientista, foi membro da Sociedade Real de Londres; descobridor, em 1861 , dos raios catódicos. Recebeu o prêmio Nobel de Química de 1907. Investigador dos fenômenos espíritas, utilizou- se da jovem médium de efeitos físicos Florence Cook nas materializações do Espírito Katie King. O relato dos quatro anos de suas experiências mediúnicas, levado à Rainha Vitória (1819-1901), consta do seu livro "Fatos espíritas", que, no Brasil, foi editado pela FEB.

16/06/1966

Desencarna, em Campos dos Goytacazes (RJ), Francisco Peixoto Lins, o Peixotinho, famoso médium de materializações de espíritos.

16/06/1875

 Instaurado judicialmente, em Paris, França, o chamado "Processo dos Espíritas" ("Procès des Spirites"). Nele, Pierre-Gäetan Leymarie, então diretor da "Revue Spirite", foi julgado e condenado a 1 ano de prisão, além do pagamento de multa de 500 francos, sob a acusação de publicar, em 1874, fotos, consideradas fraudulentas, de espíritos desencarnados. Foram ainda acusados Alfred Henri Firman, médium americano, e o fotógrafo e médium Édouard Buguet. A viúva de Kardec, Amélie-Gabrielle Boudet, teve de comparecer em juízo. O fotógrafo Buguet, mais tarde, arrependido, acabou confirmando ter sido ele o autor de várias fotos fraudulentas, mas algumas outras eram realmente de espíritos desencarnados, devidamente identificados. Com a anulação da sentença condenatória, P.-G Leymarie retomou as suas atividades espíritas. Mais tarde, sua esposa, Marina Luclos Leymarie, que ficou na direção da Livraria e da Revista, escreveu o "Proèês des Spirites", documentário (memória) em defesa do marido. Os detalhes desse episódio (que faz parte da História do Espiritismo) podem ser conhecidos na obra "Processo dos Espíritas" , editada pela FEB, com prefácio do então Presidente Francisco Thiesen e apresentação de Hermínio C. Miranda.

14/06/1914

É inaugurada, na Federação Espírita Brasileira (FEB), a "Escola Dominical de Doutrina Cristã" ("Escola de Evangelho"), destinada à evangelização de crianças. É, considerada o embrião das hoje denominadas "Escolas Espíritas de Evangelização" (EEE), existentes em praticamente todas instituições espíritas do Brasil. O Presidente da FEB , à época, era o Dr. Aristides Spínola. A primeira diretora (orientadora) da referida 'Escola" foi a Sra. Ilka Mass.

14/06/1881

 Nasce, em Liàge, Bélgica, José Lhome, que foi Presidente da Federação Espírita da Bélgica; grande divulgador do Espiritismo na Europa. Escreveu: "O fenômeno das mesas falantes", "O livro do médium curador", entre outras obras.

14/06/1853

 Nesta data, o “Jornal do Comércio” do Rio de Janeiro, noticia a chegada, ao Brasil, nesse mesmo ano, das chamadas "mesas girantes", fenômeno que ocorria na Europa e nos Estados Unidos.

13/06/1866

Nasce, em São Paulo (SP), Augusto Militão Pacheco; médico homeopata, Inspetor Sanitário do Estado de São Paulo por mais de vinte anos. Foi um dos fundadores e Presidente da Associação Espírita São Pedro e São Paulo, instituição que atendia a grande número de famílias materialmente carentes. Foi um dos fundadores e vice-presidente da Federação Espírita do Estado de São Paulo.

12/06/2001

 Desencarna, em São Paulo (SP), o Dr. Ary Lex, escritor, conferencista e dirigente espírita.

12/06/1985  

Fundação, em Juiz de Fora, do Grupo da Fraternidade Espírita Irmão Palminha.

12/06/1930

 Nasce, em Belo Horizonte (MG), Honório Onofre de Abreu; expositor, articulista, reconhecido como profundo estudioso da Doutrina e do Novo Testamento, foi um dos fundadores, em 10 de novembro de 1957, na capital mineira, do Grupo Espírita Emmanuel (que, em 1997, editou a alentada obra “Luz imperecível - estudo interpretativo do Evangelho à luz da Doutrina Espírita”, com 586 páginas, coordenada por Honório). Trabalhou na área da evangelização infantojuvenil, foi Diretor para Assuntos de Unificação da União Espírita Mineira (UEM) e era Presidente, desde dezembro de 2002, desta federativa estadual quando desencarnou. Em Juiz de Fora e na região da Zona da Mata mineira, onde era bastante admirado e solicitado, participou de diversos eventos espíritas, realizando palestras e coordenando encontros.

12/06/1856

O Professor Hippolyte Léon Denizard Rivail (futuro Allan Kardec) tem confirmada, pelo Espírito de Verdade, a sua elevada missão, em mensagem transmitida por meio da médium Aline C. (Carlotti) (ver “Obras Póstumas”, segunda parte, “Minha missão”).

12/06/1851

 Nasce, em Penkhull, Staffordshire, Inglaterra, “Sir” Oliver Lodge, cientista (físico) e escritor espírita. Desenvolveu pesquisas sobre as ondas eletromagnéticas e para o desenvolvimento da telegrafia sem fio, aplicações da eletricidade, etc. Foi pesquisador dos fenômenos espíritas, publicando trabalhos sobre o assunto. Realizou experiências com a médium Eusápia Paladino. Presidiu a Sociedade de Pesquisas Psíquicas de Londres. Escreveu, entre outros livros: “Raymond”, “A evolução do homem”, “Por que creio na imortalidade pessoal”.

10/06/1900

 Desencarna, em Suffern, NY (EUA), Paul Gibier, pesquisador de fenômenos mediúnicos.

08/06/2007

É fundada, em Salvador (BA), a Associação Brasileira de Artistas Espíritas (ABRARTE). A instituição integra o CNE- FEB - Conselho Nacional das Entidades Espíritas Especializadas da FEB.

08/06/1931

 Francisco Cândido Xavier, aos 21 anos, tem o primeiro encontro com o Espírito Emmanuel, o qual aparece para o médium junto ao açude da cidade de Pedro Leopoldo (MG).

07/06/1973

O Prefeito Itamar Franco sanciona a Lei no 4.380, que concede o título de Cidadão Honorário de Juiz de Fora ao médium Francisco Cândido Xavier.

07/06/1936

 O médium Francisco Cândido Xavier vai, pela primeira vez, ao Rio de Janeiro, a serviço da repartição do Ministério da Agricultura, onde trabalhava em Pedro Leopoldo (MG); no dia 10, quarta-feira, visita o Grupo Ismael, na Federação Espírita Brasileira, e, no dia 12, toma parte na sessão pública da mesma.

06/06/1880

 É constituído, no Rio de Janeiro, o "Grupo Ismael" ("Grupo de Estudos Evangélicos do Anjo Ismael"), inicialmente denominado "Grupo dos Humildes" ou "Grupo do Sayão". Seus componentes eram, entre outros, Antônio Luís Sayão, Bittencourt Sampaio e Frederico Júnior. As mensagens espirituais recebidas pelo Grupo foram editadas pela FEB, em três volumes, na obra "Trabalhos do Grupo Ismael" , organizada por Guillon Ribeiro.

05/06/2010

 Desencarna, no Rio de Janeiro (RJ), Juvanir Borges de Souza, que foi presidente da Federação Espírita Brasileira ( 1990-2001).

​05/06/1936

 Nasce, em Aracaju (SE), Ronaldo Tornel da Silveira. Médico; trabalhador junto ao C.E. Ivon Costa, colaborou na fundação de instituições espíritas de Juiz de Fora e Região. Foi Presidente da Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora/AME-JF (1975-1983), em cuja gestão o atual prédio da instituição unificacionista municipal e regional foi construído e inaugurado (14 de março de 1982).

04/06/1997

 Desencarna, no Rio de Janeiro (RJ), Pedro Franco Barbosa, ex