MEMÓRIA ESPÍRITA - MAIO

31/05/1913

Nasce, em Araguari (MG), o professor Hernani Guimarães Andrade,  pesquisador espírita reconhecido internacionalmente, dedicado ao estudo dos chamados fenômenos paranormais e de casos de reencarnação, autor de vários livros sobre o assunto: “A teoria corpuscular do Espírito”, “A matéria Psi”, “A reencarnação no Brasil”, entre outros.

31/05/1890

 Batuíra (Antônio Gonçalves da Silva) funda, em São Paulo, a revista "Verdade e Luz".

31/05/1886

Nesta data, Bezerra de Menezes escreve uma carta para seu irmão Soares, residente em Fortaleza (CE), que o recriminara por haver aderido ao Espiritismo. Na correspondência, Bezerra elucida diferentes temas doutrinários, expondo sua profissão de fé espírita. Publicada pela primeira vez na revista "Reformador", da FEB, em 1921, em quinze números sucessivos, sob o título "Valioso autógrafo", foi editada no mesmo ano, em opúsculo, com o nome de “A Doutrina Espírita como filosofia teogônica”. Atualmente, o documento é editado pela FEB com o título “Uma carta de Bezerra de Menezes”.

30/05/2009

É realizado, em Juiz de Fora, o IV Fórum Espírita, sob o tema "Espiritismo: Razão, Fé e Futuro", com a presença de palestrantes de Belo Horizonte e São Paulo.

30/05/1990

Desencarna, em Juiz de Fora, Irene de Carvalho Oliveira, que foi Presidente do C.E. Ivon Costa e Diretora do Departamento de Evangelização da Criança (DEC) da AME-JF.

30/05/1895

Nasce em Campina Grande (PB), Fernando (Souza) do Ó, militar do Exército, jornalista, crítico de arte, advogado, médium receitista, orador espírita, teatrólogo. Autor de obras bastante apreciadas, como: "Alguém chorou por mim", "...E as vozes falaram "Marta", "Apenas uma sombra de mulher", "A dor do meu destino", entre outras.

29/05/2010

É realizado, no Multiplace, no bairro São Pedro, o V Fórum Espírita de Juiz de Fora, organizado pelo DCSE da AME-JF. Com três expositores de fora, o terna central foi "O homem de bem". Na ocasião, a Empresa Brasileira de Correios lançou um selo em homenagem à Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF).

29/05/993

Fundação, em Juiz de Fora, do Instituto Espírita Léon Denis.

29/05/1855

O Prof. Hippolyte Léon Denizard Rivail (mais tarde, Allan Kardec) assiste em Paris, pela primeira vez, na residência da Sra. Plainemaison (rua Bateliêre, 18), com várias outras pessoas, aos fenômenos das "mesas girantes". A partir daí, passa a investigar metodicamente os fatos. Durante quase dois anos, de maio de 1855 até a publicação do primeiro livro com os resultados de sua pesquisa ("O livro dos espíritos", editado em 18 de abril de 1857), o Prof. Rivail pesquisou exaustivamente a causa (origem) daqueles fatos estranhos que aconteciam à sua vista. Assim, comprovou, adotando o método científico de investigação, a existência dos Espíritos, sua natureza e origem, bem como suas relações com o mundo material. Estava inaugurada, com o Espiritismo, o Consolador prometido por Jesus, a Era do Espírito.

28/05/2011

 É realizado, no Multiplace, o VI Fórum Espírita de Juiz de Fora, com expositores de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro. O tema do Fórum foi "Família".

28/05/1998

 Desencarna, em Juiz de Fora, Aloysio Alfredo Silva, advogado, professor, escritor, expositor e dirigente espírita.

28/05/1889

Cairbar Schutel é eleito o primeiro Presidente da Câmara Municipal do novel município de Matão (SP), cargo hoje equivalente ao de Prefeito Municipal.

28/05/1874

 Nasce, em Marquês de Valença (hoje, Valença — RJ), Manuel Justiniano de Freitas Quintão (Manuel Quintão), médium, poeta, jornalista, músico, expositor, tradutor, escritor, médium curador, dirigente espírita; Presidente da FEB nos anos de 1915, 1918, 1919 e 1929. Foi o responsável pela publicação, em 1932, pela FEB, do "Parnaso de Além-Túmulo", o qual prefaciou, primeiro livro da psicografia de Francisco Cândido Xavier.

27/05/2006

 É realizado o I Fórum Espírita de Juiz de Fora, organizado pelo DCSE/AME-JF, no salão de convenções do Victory Hotel, com a presença de 400 pessoas (espíritas e  profitentes de outras religiões). O tema desenvolvido por três expositores foi "Espiritismo: Ciência, Filosofia e Religião".

27/05/1832

Nasce, em Repievka (Rússia), Alexandre Nicolaievitch Aksakof, conselheiro do Tzar Alexandre III, cientista e pesquisador dos fenômenos espíritas. Realizou trabalhos experimentais com o concurso da médium italiana Eusápia Paladino (1854-1918). Publicou na Alemanha "Animismo e Espiritismo" (1890), em dois volumes, resultado de suas pesquisas. A obra foi também publicada pela FEB.

26/05/2012

 É realizado, no Multiplace, o VII Fórum Espírita de Juiz de Fora, subordinado ao tema central "O alerta de Jesus: "Viver no mundo sem ser do mundo" , desenvolvido por três expositores.

26/05/2007

É realizado, no Centro Cultural Pró-Música, o II Fórum Espírita de Juiz de Fora, organizado pelo DCSE da AME- JF, com três expositores de outras cidades e a presença de 500 pessoas, espíritas e não espíritas.

26/05/1919

É fundada, em Juiz de Fora, a Casa Espírita.

26/05/1861

Nasce, em Santo Amaro da Purificação (BA), Amélia Augusta do Sacramento Rodrigues (Amélia Rodrigues), educadora, teatróloga, escritora, articulista, poetisa. Pelo relevante trabalho que realizou na área educacional, em 1961 foi criado, na Bahia, em sua homenagem, um município com o seu nome. Após a desencarnação, ditou livros ao médium Divaldo P. Franco: "Primícias do Reino", "Quando voltar a primavera", "Pelos caminhos de Jesus", "A mensagem do amor imortal", entre outros.

25/05/2013

É realizado, no salão da sede social do Tupi Futebol Clube, o VIII Fórum Espírita de Juiz de Fora. Tema central: "Visão espírita sobre o paradoxo de se buscar a paz pelos caminhos da violência" , com dois palestrantes de Belo Horizonte e um de Lavras (MG).

25/05/1928

Nasce, em Sintra (Portugal), Fernando Pais Chaves. Transferindo-se para o Brasil, veio para Juiz de Fora, onde desenvolveu importante trabalho assistencial, em especial, no Departamento de Serviço Assistencial (DSA) da AME-JF, em conjunto com diversas instituições espíritas. Foi, também, um ativo divulgador da Doutrina, o que fazia com a distribuição intensiva de mensagens impressas.

24/05/2008

 É realizado, no salão do Ritz Plaza Hotel, com a presença de mais de 400 pessoas, o III Fórum Espírita de Juiz de Fora, organizado pelo DCSE da AME-JF. O tema central do evento foi "Mediunidade".

24/05/1957

Desencarna, em D. Feliciano (RS), Francisco Valdomiro Lorenz, escritor espírita, divulgador do Esperanto.

24/05/1922

Nasce, em Santo Antônio de Balsas (MA), o declamador, poeta e teatrólogo espírita José Pereira Brasil (José Brasil). Como apreciado declamador, era presença constante em inúmeros eventos espíritas em todo o Brasil. Em Juiz de Fora, esteve pela primeira vez em abril de 1968, quando apresentou um Recital de Poesias durante a I CORMEZOM - Confraternização Regional de Mocidades Espíritas da Zona da Mata, organizada pelo Departamento de Mocidade (DM) da AME-JF. Algumas de suas obras: "Lua discreta", "A música da Vida", "Agonia do mundo" etc.

23/05/1889

 Bezerra de Menezes, então Presidente da FEB, inicia o estudo sistemático de "O livro dos espíritos" nas sessões públicas semanais da instituição.

22/05/1885

Desencarna, em Paris, o escritor francês Victor Hugo, que, do Plano Espiritual, ditou romances aos médiuns Zilda Gama e Divaldo P. Franco.

22/05/1879

Amália Domingo Soler, atuante divulgadora do Espiritismo, publica, na Espanha, o jornal espírita "La luz del porvenir".

22/05/1859

Nasce, em Edimburgo, Escócia, na Grã-Betanha, "Sir" Arthur Ignatius Conan Doyle, escritor, orador, médico, novelista, autor de "The History of Spiritualism” publicada no Brasil, em 1978, pela Editora Pensamento, com o título de "História do Espiritismo". Em 2013, a FEB publicou a mesma obra com nova tradução, agora com o título "A história do Espiritualismo”. Na literatura inglesa, Conan Doyle foi o criador do famoso detetive Sherlock Holmes. A FEB também editou, de sua autoria, o livro "A Nova Revelação".

21/05/1994

Desencarna, em Juiz de Fora (MG), Luiz Enéas Mescolin Júnior; destacado trabalhador do Movimento Espírita local, foi dirigente do Grupo de Estudos Espíritas Garcia.

21/05/1919

 Nasce, em Jaguarão (RS), Cecília Rocha, pedagoga, administradora escolar. Foi Diretora (1980-1982) da Área de Estudo e Vice-Presidente da FEB ( 1983-2012). Desenvolveu um intenso trabalho de implantação das Campanhas de Evangelização Espírita Infantojuvenil por todo o País, e também do ESDE-Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita. Foi Cecília Rocha, médium, quem recebeu, na FERGS, em 28 de abril de 1976, a mensagem "lntegridade doutrinária", do Espírito Angel Aguarod. Esta mensagem, e a Campanha “Comece pelo Começo" (lançada pela USE-São Paulo, na década de 1970) deram origem à organização e ao lançamento, pela FEB, em 1983, do face à importância e à necessidade do estudo metódico e regular do Espiritismo nas instituições espíritas.

20/05/1981

 Desencarna, no Rio de Janeiro, o jornalista e poeta Ramiro Gama.

20/05/1909

Nasce, em Varre-Sai, então distrito de Natividade (RJ), Nair Santos Moraes, médium, dirigente espírita, que trabalhou, em Macaé (RJ), ao lado de Peixotinho (Francisco Peixoto Lins), famoso médium de materializações. Ela fundou, em Juiz de Fora (MG), com outros confrades, o Grupo de Estudos Espíritas Garcia.

20/05/1837

Nasce, em Saint-Firmin-en-Valgaudemar (França), o pesquisador Albert de Rochas (Eugàne-Auguste Albert de Rochas d 'Aiglun), engenheiro, militar (coronel), cientista; estudou exaustivamente vários fenômenos mediúnicos; estudioso do Magnetismo e do Espiritismo; autor de dezenas de obras, como "A levitação" (editada pela FEB), "O fluido dos magnetizadores", "Os estados superficiais da hipnose", "A exteriorização da sensibilidade" , etc.

19/05/1957

 É fundado, em Juiz de Fora, o Centro Espírita Irmã Sheilla (hoje, Casa Espírita Irmã Scheilla).

19/05/1915

Nasce, em Igarapava (SP), a benfeitora Aparecida Conceição Ferreira. Em Uberaba (MG), com a ajuda de Francisco Cândido Xavier, fundou o Lar da Caridade - Hospital do Fogo Selvagem (antigo Hospital do Pênfigo). Recebeu, em 2001 , a Comenda da Paz “Chico Xavier", outorgada pelo Governo de Minas, e conferida a pessoas conhecidas por seu destacado trabalho comunitário.

17/05/1931

Nasce, em Juiz de Fora, Waldyr Martins de Oliveira, contabilista; foi chefe do Departamento de Ações da antiga Companhia Mineira de Eletricidade. Dirigente espírita, dedicou-se especialmente às atividades da evangelização infantil, tendo sido Diretor da Escola Espírita de Evangelização do Posto Espírita Alvorada Nova (atualmente, C.E. Alvorada Nova). Pelos relevantes serviços comunitários prestados, seu nome foi dado a uma rua no bairro S. Judas Tadeu, em Juiz de Fora.

15/05/1858

Desencarna, na Filadélfia (EUA), o cientista e inventor Robert Hare, pesquisador de fenômenos mediúnicos.

14/05/2009


 Desencarna, em Juiz de Fora, Ronaldo Tornel da Silveira, que foi Presidente da AME-JF.

14/05/1853

 O jornal francês "L'lllustrarion" publica nota dizendo que a Europa e o mundo têm "a cabeça transtornada por uma experiência que consiste em fazer girar uma mesa". É a respeito dos fenômenos denominados de mesas girantes e falantes as quais, segundo Allan Kardec, "...não deixam de ser o ponto de partida da Doutrina Espírita..." ("0 livro dos médiuns", cap. II, item 60).

13/05/1921

Nasce, em Juiz de Fora, Irene de Carvalho Oliveira, educadora, assistente social, professora da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi Presidente do C.E. Ivon Costa e Diretora (1972-1974) do Departamento de Evangelização da Criança (DEC) da AME-JF; atuante trabalhadora na área de assistência social.

13/05/1849

Nasce, em Edimburgo (Escócia), Elizabeth Hope (conhecida como Madame D'Espérance ou Elisabeth D’Espérance), médium vidente, psicógrafa e de materializações. Alexandre Aksakof aplicou vários testes e realizou experiências com Madame D’Espérance, sendo também estudada por diversos outros pesquisadores. Escreveu o livro "No país das sombras", editado pela FEB , no qual relata todo o desenvolvimento de sua mediunidade e os estudos realizados por pesquisadores.

12/05/1935

Nasce, em Cachoeira do Itapemirim (ES), Júlio Cezar Grandi Ribeiro, médium de psicofonia, psicografia, de cura, etc.; engenheiro, professor universitário, além do conhecido trabalho na área mediúnica, desenvolveu intensa atividade na área assistencial. Deixou alguns apreciados livros psicografados: "Irthes & Irthes ", "Isto vos mando", etc.

11/05/1936

Nasce, em Rio Branco (AC), Mário da Costa Barbosa, assistente social, trabalhador na área assistencial de instituições espíritas de São Paulo (SP). Era presença, nas décadas de 1970/80, em vários eventos (confraternizações regionais, semanas espíritas, etc.) em Juiz de Fora e região, onde colaborava ativamente no desenvolvimento dos estudos.

10/05/1957

 Desencarna, em Belém (PA), Raymundo Nogueira de Faria, autor de "O trabalho dos mortos", onde são relatados os fenômenos produzidos pela médium Anna Prado.

09/05/1981

 É fundado, em Juiz de Fora, o Grupo Espírita Semente.

09/05/1879

Amália Domingo Soler, denominada a Grande Dama do Espiritismo espanhol, assiste, pela primeira vez, à manifestação do Espírito Padre Germano, seu Guia Espiritual, estimulando-a a prosseguir em sua missão.

07/05/1878

Nasce, em Piracicaba (SP), Pedro de Camargo (Vinícius), educador, autor de várias obras, de profundo teor evangélico à luz da Doutrina Espírita, entre as quais podemos citar: “Em torno do Mestre", "O Mestre na Educação", "Nas pegadas do Mestre " , etc. Foi um dos signatários do Pacto Áureo (05.10.1949).

06/05/1987

É fundada, em Juiz de Fora, a Fundação Espírita Allan Kardec.

06/05/1950

 Desencarna, em Recife (PE), Djalma Montenegro de Farias, atuante divulgador dos princípios espíritas.