MEMÓRIA ESPÍRITA - SETEMBRO

01/09/1865

 Nasce, em Paranaguá (PR), o educador, poeta, político, teatrólogo, expositor e jornalista espírita Leôncio Correia. Foi atuante abolicionista; como republicano, lutou pela implantação da República. Diretor de órgãos públicos e de estabelecimentos de ensino, no Paraná e no Rio de Janeiro: Presidente de Honra do I Congresso Brasileiro de Jornalistas e Escritores Espíritas, realizado no Rio, em 1939; Presidente da Liga Espírita do Brasil (depois, Liga Espírita do Estado da Guanabara). Publicou crônicas, ensaios, poesias, etc. ("Brasilíada", "Evocações", "Perfis", além de diversos outros livros). Tem poesia publicada no "Parnaso de Além-Túmulo".

​01/09/1953

 É fundado, em Juiz de Fora, o Grupo Garcez de Tratamento Astral, passando a atuar, a partir de 06.03.1955, com o nome de Grupo de Estudos Espíritas Garcia.

01/09/2011

Desencarna, no Rio de Janeiro (RJ), Zêus Wantuil, pesquisador e escritor espírita.

01/09/2013

Desencarna, em Belo Horizonte, Marina Apparecida Timponi, nascida em Juiz de Fora; escritora, compositora de músicas infantis espíritas.

02/09/1913

 Nasce, em Belo Horizonte (MG), Maria Philomena Aluotto Berutto; foi professora primária e de música (formada no Conservatório Mineiro da UFMG); Diretora, desde a fundação (1943 a 1961) do Colégio O Precursor (de orientação espírita). Escrevia para vários periódicos espíritas. Foi Presidente da União Espírita Mineira (UEM) de 1962 a 1995, dedicando-se intensamente ao trabalho de Unificação do Movimento Espírita mineiro.

02/09/1914

Desencarna, em Grenoble (França), o Cel. Albert de Rochas, pesquisador espírita francês.

02/09/1974

 É fundado, em Juiz de Fora, o Centro Espírita Caminheiros de Jesus.

03/09/1921

Nasce, em Boa Família (MG), José de Castro Sobrinho; bancário (gerente), professor, expositor, dirigente, trabalhador espírita nas cidades mineiras de Cataguases, Recreio, Muriaé, Ponte Nova e Ubá. Nesta cidade, trabalhou junto à conhecida médium Irthes Terezinha Lisboa de Andrade; organizou, com outros confrades inúmeras "Semanas Espíritas".

03/09/2007

 Desencarna em Belo Horizonte, José Martins Peralva Sobrinho, escritor, expositor, jornalista, dirigente espírita; foi Vice-Presidente da União Espírita Mineira-UEM.

03/09/2010

É lançado, em 433 salas de exibição, o longa-metragem "Nosso lar", adaptado do livro homônimo do Espírito André Luiz, psicografado por Francisco Cândido Xavier e editado 1943 pela FEB. O filme, dirigido por Wagner de Assis, possui no elenco conhecidos nomes do teatro, cinema e televisão, tendo se constituído num dos maiores êxitos do cinema brasileiro, visto por mais de 4 milhões de pagantes.

04/09/1949

 É fundado, em Juiz de Fora, o C. E. Bezerra de Menezes.

04/09/1980

 O orador e médium José Raul Teixeira e outros fundam, em Niterói (RJ), a Sociedade Espírita Fraternidade (SEF), Instituição de caráter educacional, cultural, beneficente e filantrópico, de assistência e promoção social. A SEF mantém a Obra assistencial denominada “Remanso Fraterno" , que atende a crianças e famílias carentes, dando-lhes apoio material e espiritual.

04/09/2000

Desencarna, em Leopoldina (MG), Elizabeth Montenari, trabalhadora do Movimento Espírita da região da Zona da Mata mineira.

05/09/1892

  Desencarna, em Londres (Inglaterra), o médium e escritor William Stainton Moses, divulgador do Espiritismo.

05/09/1912

Nasce, em Manaus (AM), Amazonas Hércules. Dirigente e palestrante espírita, foi interno, durante 50 anos, na Colônia de Curupaiti, em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, onde deu entrada no dia 24 de julho de 1954, em razão do Mal de Hansen. Ali, foi diretor do C.E. Filhos de Deus, onde desenvolveu intensa atividade de amparo às famílias dos hansenianos. Escreveu "Canção da esperança — poesias e poemas em prosa e verso" (1990).

06/09/1881

 É instalado, no Rio de Janeiro, o I Congresso Espírita do Brasil, cujos objetivos eram estabelecer diretrizes gerais de orientação das instituições espíritas brasileiras.

06/09/1881

 D. Pedro II recebe uma Comissão de espíritas, que apelam ao Imperador para que sejam encenadas as perseguições ao Espiritismo (iniciadas oficialmente no dia 08 de agosto). A Comissão era integrada pelo Dr. Antônio Pinheiro Guedes, Carlos Joaquim de Lima e Cirne, e, provavelmente, pelo Dr. Joaquim Carlos Travassos (o primeiro tradutor, para a língua portuguesa, das obras de Allan Kardec). A Comissão retornou ao Imperador no dia 21 de setembro, o qual reiterou que os espíritas não seriam perseguidos.

06/09/1918

 Nasce, em Santo Antônio do Aventureiro (MG), Silvestre Santos, atuante trabalhador do movimento espírita de Juiz de Fora. Exerceu diversos cargos junto ao C. E. Ivon Costa, do qual foi Presidente; foi Diretor da AME-JF (Bibliotecário)

06/09/1925

Instala-se, em Paris, com término no dia 13, o I Congresso Espírita Internacional, que foi presidido (Presidência de Honra) por Léon Denis.

06/09/1964

Instala-se, em Juiz de Fora, o Conselho Regional Espírita-CRE da 7a. Região de Minas Gerais (Zona da Mata-Sul), órgão deliberativo e consultivo, com sede na Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora (AME-JF), em atendimento a resoluções do III Congresso Espírita Mineiro, realizado em Belo Horizonte em 1958, com vistas à Unificação do Movimento Espírita da Região de sua abrangência.

06/09/1999

 Desencarna, em Juiz de Fora, Clarindo de Carvalho, dirigente espírita, trabalhador de várias instituições da cidade (nasc.: 12.08.1915).

07/09/1831

 Nasce, em Paris, Victorien Sardou, dramaturgo, autor de dezenas de peças teatrais de crítica social, entre outros gêneros. Foi membro da Academia Francesa. Contemporâneo e amigo de Allan Kardec, escreveu a obra "Spiritisme", considerada a primeira peça teatral espírita.

08/09/1888

Tem início na cidade de Barcelona (Espanha), com o término no dia 9, o I Congresso Espiritista Internacional, presidido pelo Visconde de Torres-Solanot, sendo Presidente de honra José Maria Fernández Colavida. Estiveram presentes representantes de 13 países e cerca de 140 instituições espíritas. O Congresso lançou ideias da Unificação Espírita, recomendando a integração dos espíritas e a das instituições entre si (regional, nacional e internacional).

09/09/1884

Nasce, em Salvador (Bahia), Carlos Imbassahy, advogado, escritor, jornalista, tradutor, expositor e polemista espírita; grande incentivador do movimento de mocidades espíritas (teve expressiva participação no I Congresso de Mocidades Espíritas do Brasil, realizado no Rio de Janeiro, em julho de 1948). Foi redator da revista "Reformador", da FEB. Escreveu "A mediunidade e a lei", "Evolução", "Freud e as manifestações da alma", "O Espiritismo à luz dos fatos" , entre outras obras.

09/09/1948

 É inaugurado, no bairro de São Cristóvão, no Rio de Janeiro, o Departamento Editorial e Gráfico da Federação Espírita Brasileira (FEB) pelo Presidente Antônio Wantuil de Freitas.

10/09/1901

Nasce, em Bonfim de Feira (BA), Maria Dolores (Maria de Carvalho Leite); professora, poetisa espírita, pianista, pintora, dedicou-se intensamente a atividades assistenciais; como jornalista, escrevendo em diversos jornais da Bahia, adotou o pseudônimo de Maria Dolores, utilizado, também, após a desencarnação, para escrever poemas e mensagens por intermédio dos médiuns Francisco Cândido Xavier e Divaldo Pereira Franco. Publicou o livro "Ciranda da vida".

10/09/2000

 Desencarna, em Juiz de Fora, Silvestre Santos, ex-Diretor da AME-JF (bibliotecário).

11/09/1990

Desencarna, em Belém do Pará, Mário da Costa Barbosa; era presença ativa nas décadas de 1970/80 em vários eventos confraternativos em Juiz de Fora e Região.

13/09/1915

 Nasce, em Cachoeira Paulista (SP), o professor Newton Gonçalves de Barros, educador, poeta, articulista, expositor dirigente espírita, teatrólogo; foi membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro. Dedicou-se à divulgação da Doutrina Espírita no Brasil e em outros países da América Latina; foi um grande incentivador das Mocidades Espíritas. Publicou, entre outros livros: "Olhai as aves do Céu" e "O Semeador saiu a semear". Em Juiz de Fora esteve por diversas vezes, realizando palestras e outros estudos, sempre bastante apreciados.

13/09/1967

 Desencarna, em Juiz de Fora (MG), o benfeitor Ali Halfeld, fundador de instituições de amparo a crianças e idosos.

13/09/1988

 Desencarna, em Araraquara (SP), Wallace Leal Valentim Rodrigues, jornalista, tradutor e escritor espírita.

13/09/2010

 Desencarna, em Juiz de Fora (MG), Laiz Velloso, dirigente espírita, jornalista responsável pela revista "O Médium", editada pela AME-JF.

14/09/1914

Nasce, em Condeúba (BA), Aureliano Alves Netto, jornalista, dirigente espírita. Divulgou o Espiritismo em dezenas de periódicos, do Brasil e do exterior.

14/09/2012

 Tem lançamento nacional o filme "E a vida continua...", adaptado do romance de mesmo nome, do Espírito André Luiz, e psicografado por Francisco Cândido Xavier. O livro foi publicado em 1968 pela Federação Espírita Brasileira.

16/09/1912

Nasce, em Sumidouro (RJ), Maria Cecília Paiva Barros, médium psicofônica e psicógrafa; foi Diretora do Departamento de Infância e Juventude e Vice-Presidente da FEB. Divulgou em todo o Brasil e em diversos países (Argentina, México, Estados Unidos, Portugal, etc.) a Campanha da Evangelização Espírita Infanto-Juvenil. Deixou três livros psicografados, com mensagens de Bezerra de Menezes, Irmão X, André Luiz e outros Espíritos: "Mensagens de luz, paz e amor", "Veleiro de luz" e "Garimpeiros do Além". No período de 15 a 17 de julho de 1977, participou, em Juiz de Fora, do Curso Intensivo de Preparação de Orientadores de Crianças (CIPO), organizado pelo Departamento de Evangelização da Criança (DEC) da AME-JF e realizado no Instituto Jesus. No encerramento, recebeu mensagem de Bezerra de Menezes (inserida na revista "O Médium", edição de agosto/1977), incentivando e destacando a importância do trabalho de evangelização infantojuvenil à luz do Espiritismo.

16/09/1917

 Nasce, em Bicas (MG), Jorge Nascif, militar (tenente), expositor espírita, um dos fundadores, em Juiz de Fora, do C. E. Amor ao Próximo.

16/09/1937

É publicada pela FEB a obra "Emmanuel", a primeira do Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

16/09/1978

Desencarna, em Juiz de Fora, Waldyr Martins de Oliveira, evangelizador de crianças e dirigente do C.E. Alvorada Nova.

17/09/1865

É fundado em Salvador, na Bahia, por Luís Olímpio Teles de Menezes, o Grupo Familiar de Espiritismo, considerado o primeiro Centro Espírita brasileiro; à noite, é realizada a primeira sessão espírita no Brasil.

17/09/1913

Nasce, em Divinópolis (MG), Rubens Costa Romanelli, professor de Letras (Latim e Português) da UFMG. Estudioso de várias línguas, dominava doze idiomas. Foi o primeiro diretor do Ginásio Espírita O Precursor, órgão da União Espírita Mineira (UEM). Jornalista, conferencista, participou de eventos espíritas em várias cidades brasileiras. Autor de dezenas de trabalhos acadêmicos e espíritas, sendo bastante conhecido seu livro “O primado do Espírito” (desenc.: 24.12.1978).

18/09/1955

É inaugurado, em Juiz de Fora, o Instituto Jesus, fundado por Ali Halfeld, obra de amparo a crianças e adolescentes do sexo masculino.

18/09/1981

É lançado, em Juiz de Fora, na Livraria Espírita Cristã, o livro “Pe. Venâncio Café – na Terra e no Espaço”, de autoria de Marina Apparecida Timponi, compositora e evangelizadora de criança; contendo ilustrações e documentos raros, traz a biografia do padre Venâncio Café (1846-1898), o qual, segundo informação do Espírito Emmanuel pelo médium Francisco Cândido Xavier, é o mentor espiritual do Movimento Espírita de Juiz de Fora e da região da Zona da Mata mineira.

19/09/1860

 Allan Kardec, em sua primeira viagem espírita, visita o C. E. de Broteaux, então o único existente em sua cidade natal, Lyon. Suas viagens estão relatadas no livro "Viagem espírita em 1862" (editado em português pelas Editoras O Clarim e FEB).

21/09/1963

 Instalada, na cidade de Bicas (MG), a Aliança Municipal Espírita (AME) de Bicas (e sub-região).

22/09/1868

Cairbar de Souza Schutel nasce no Rio de Janeiro; prático de farmácia. Mudando-se para Matão (SP), lutou pela emancipação do lugar (então pertencente a Araraquara), o que se realizou, tendo sido, em seguida, eleito o primeiro Presidente da Câmara (cargo equivalente hoje ao de Prefeito). Deixando a política, passou a dedicar-se exclusivamente à Doutrina Espírita. Criou, em Matão, o jornal "O Clarim" e a "Revista Internacional do Espiritismo"; fundou, em 1905, o C.E. Amantes da Pobreza (hoje, C.E. O Clarim). Pioneiro na radiodifusão espírita no Brasil (em 1936, apresentava palestras pela Rádio Cultura de Araraquara — PRE-1), Cairbar Schutel foi um grande divulgador do Espiritismo no Estado de São Paulo. Escreveu as seguintes obras, entre outras: "Parábolas e ensinos de Jesus", "O espírito do Cristianismo", "O Espiritismo para crianças", "Vida e atos dos apóstolos", "Médiuns e mediunidades".

22/09/1914

Nasce, em São Paulo (SP), o escritor, jornalista, expositor e dirigente espírita Paulo Alves Godoy. Fundou os jornais "Unificação" (órgão da USE-SP) e "O Semeador" (órgão da FEESP). Escreveu vários livros, bastante apreciados: "Crônicas evangélicas", "As maravilhosas parábolas de Jesus", "Os padrões evangélicos", "O Evangelho pede licença", entre outros. Publicou, em parceria com Antônio Lucena, "Personagens do Espiritismo" (Edições FEESP).

22/09/1935

 Nasce, em Juiz de Fora (MG), Lúcio de Abreu: bancário, poeta, dirigente espírita. Trabalhou cerca de 40 anos junto União Espírita Mineira (UEM), oportunidade em que coordenou elaboração do "Programa de Evangelização" do Departamento Infanta Juvenil da referida instituição. Realizou inúmeras viagens pelo interior mineiro e a várias cidades brasileiras, colaborando intensamente com a Federação Espírita Brasileira na "Campanha Permanente de Evangelização".

23/09/1989

 É fundado, em Juiz de Fora, o Grupo Espírita de Assistência aos Enfermos (GEDAE).

25/09/1914

 Nasce, em Avaré (SP), o Prof. José Herculano Pires, filósofo, escritor, jornalista, tradutor de obras de Allan Kardec. É considerado um dos maiores divulgadores do Espiritismo, defensor ardente da pureza doutrinária; nos artigos de jornais usava o pseudônimo Irmão Saulo. Algumas de suas obras: "O ser e a serenidade", "O espírito e o tempo", "Agonia das religiões", "Educação espírita", além de dezenas de outros trabalhos (psicologia, parapsicologia, ficção literária, crônicas, ensaios, poética, etc.).

25/09/1924

Nasce, em São João del Rei (MG), José Damasceno Sobral; bancário; dirigente espírita atuante na cidade de Belo Horizonte e região, fundou várias instituições, trabalhando, com outros companheiros, pela Unificação do Movimento Espírita mineiro. Foi um dos idealizadores e divulgadores do chamado "Estudo Minucioso do Novo Testamento" ("Miudinho") à luz da Doutrina Espírita.

25/09/1936

Nasce, em Juiz de Fora, Marilene Nunes Mescolin, dirigente espírita, trabalhadora junto ao Grupo de Estudos Espíritas Garcia, do qual seu pai, Luiz Enéas Mescolin Jr., foi um dos fundadores.

26/09/2004

Desencarna, em Belo Horizonte (MG), José Dasmasceno Sobral, atuante divulgador dos estudos do Evangelho à luz do Espiritismo.